Industria 4.0, o que você precisa saber
Setembro 15, 2019
Xisto: como uma tecnologia está mudando a geopolítica dos EUA
Setembro 26, 2019

Gêmeos Digitais, como vencer na industria 4.0

Você tem um gêmeo digital de si mesmo! É a sua conta no Facebook, LinkedIN, ou qualquer outra rede social, que carrega consigo todos, ou parte, dos dados (fotos, informações gerais, opiniões, etc) gerados desde o momento da sua inscrição. O seu clone digital é a maneira mais rápida de qualquer um conhecer você... sem vocês nunca terem sequer se falado.

Portanto, por que não usar o mesmo conceito para testar no mercado o seu novo protótipo de produto ...ou até mesmo verificar o desempenho da sua nova fábrica que ainda não foi construída?! Esses (e outros muitos) são os benefícios da utilização desses gêmeos.

O que é?

O conceito é, na minha opinião, o mais interessante, benéfico e impactante de toda a industria 4.0. Gêmeos digitais são cópias digitais de um produto ou equipamento, totalmente fieis ao real, e construídas a partir de dados. Ou seja, são uma cópia virtual fiel à um objeto/ser real.

Eles são construídos , principalmente, a partir de dois pilares: Internet das coisas (IoT), para a coleta de informações, e machine learning, para e análise dos dados e criação. Se você não entendeu nada do que eu escrevi agora, sugiro ler meu artigo: "Industria 4.0, o que você precisa saber" para ficar por dentro do que são esses pilares.

Benefícios e casos de aplicação

Pois bem, entendido esse conceito, vamos falar dos benefícios. Vamos aos casos:

Manutenção: Aqui o uso da tecnologia fica extremamente evidente, e foi onde ela começou. Ao invés de realizar inspeções fixas e periódicas, por que não usar esse gêmeo para determinar precisamente o tempo da quebra de um equipamento? E ainda se programar antecipadamente?!Essa prática é normalmente conhecida como manutenção preditiva. Benefício: redução de tempo de equipamento parado e falhas não programadas = redução de custo.

Otimização nas linhas de produção: Tendo uma cópia digital do processo produtivo, fica fácil identificar e determinar possíveis gargalos e verificar o desempenho atual de cada equipamento. Nesse quesito, a MindSIM realiza um excelente trabalho com seu software de geração de gêmeos digitais Benefício: aumento de produtividade e redução de custos.

Testes de mercado: Ao ter uma cópia digital do produto, você pode verificar a sua aceitação no mercado sem nem ao menos o ter produzido! Não só isso, ao coletar as informações dos seus clientes poderá adaptar rapidamente a versão virtual e criar um produto direcionado ao cliente. Benefício: Adaptabilidade/ customização.

Varejo: Nesse ponto a aplicação do conceito é feita de maneira extremamente criativa. Ao cruzar informações de vários gêmeos digitais (nesse caso, profile de pessoas em redes sociais), o varejista pode ter uma noção do padrão de consumo dos seus clientes servindo como suporte para a tomada de decisões de estrategias marketing / atendimento de clientes melhor. Benefício: retenção/aquisição de clientes (aumento de receita).

Por que você deve se preocupar em ter um gêmeo digital

A industria 4.0 está batendo na porta do Brasil. Isso fica evidente quando o próprio governo lançou um programa chamado "rumo à industria 4.0" em 2017. Portanto, a expectativa é de, nos próximos anos, maior será a presença dessas tecnologias no Brasil.

E, por fim, a mensagem toda deste artigo é: nesses próximos anos, se você não conseguir oferecer algum tipo de inclusão do seu cliente no processo produtivo e/ou não prover adaptabilidade da sua linha de produção focado nas necessidades dele, ele irá se direcionar para quem consegue. Nesse aspecto, o gêmeo digital mostra-se como uma tecnologia diferencial para preencher essa função.

Felipe Murad
Felipe Murad
Fundador MindSIM Telefone: (21) 98893-1193 https://www.linkedin.com/in/felipe-murad-64a537b0/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *