MindSIM Digital Twin

Clones Virtuais para Entender e Otimizar o Comportamento de Processos Industriais

O tratamento constante de dados é uma tarefa importante que pode evitar custos exorbitantes com falhas de equipamentos, paradas, perdas de produtividade/ performance ou redução da homogeneidade nas propriedades do produto final Nesse caso, o entendimento do comportamento real do sistema, que pode ser compreendido unicamente por uma análise dos dados, leva engenheiros de processos a elaborarem planos de ação ao identificar gargalos produtivos. O impacto econômico que esses gargalos geram para a planta ainda pode ser eventualmente quantificado, possibilitando a priorização de atividades do plano.

Além disso, mudanças de comportamento repentinas de um equipamento podem resultar em perda na eficiência do processo produtivo como um todo, prejudicando o overall equipment effectiveness (OEE) da planta. Em sistemas complexos, a correção de um gargalo local pode ainda encadear eventos que não beneficiem (ou até prejudiquem) a performance da planta.
Entretanto, essa tarefa é repetitiva e, em certos casos, é negligenciada ou não executada na frequência adequada por conta da disponibilidade finita de tempo que engenheiros dispõem e da complexidade do processo.

 




PROBLEMAS POSSÍVEIS




Falta de tempo para execução de análises de
performance periódicas


Diminuição do OEE


Aumento do custo energético


Falta de homogeneidade da produção



 

O que são Gêmeos Digitais

 
 

São clones virtuais criados a partir de algoritmos inteligentes e dados coletados diretamente da instalação. Portanto, representam o comportamento de um sistema ou equipamento considerando as suas imperfeições (perda de performance e degradação de equipamentos, por exemplo).

A partir do gêmeo digital, previsões de problemas na produção, identificação de gargalos e sugestões de otimizações são possíveis sem que seja necessária a intervenção no sistema real.

 
 

O MindSIM Digital Twin (MDT) é um software que permite identificar gargalos no sistema de produção a partir de dados coletados de campo. O MDT executa automaticamente e periodicamente uma análise de dados através de inteligência artificial (IA). Dessa forma, o clone digital se adapta periodicamente à medida que o desempenho dos equipamentos mudam, permitindo o usuário rapidamente e assertivamente intervir no processo industrial, consequentemente, aumentando a eficiência geral dos equipamentos (OEE) da planta.

 
 

Algumas aplicações...