Por conta de operações industriais complexas, o número de ordens de serviço (OS) e a sua complexidade de execução tem aumentado. Somado à isso, a limitação de recursos (exemplo: tempo da equipe de manutenção) fazem com que indústrias priorizem tarefas, levando-as a classificar OS não prioritárias durante a criação do plano de manutenção. Em situações que esta classificação é negligenciada ou subjetiva, reparos de componentes críticos podem não ser conduzidos, comprometendo a segurança da operação e dos colaboradores.
Diante desse cenário, o gestor da manutenção tenta, atingir o cenário ideal em que o tempo da sua equipe esteja totalmente alocado para executar as OS mais críticas do plano de manutenção. Isso, porém, costuma não ocorrer por alguns motivos como:
Os motivos abaixo podem ser destacados ao optar pela gestão de manutenção através de inteligência artificial (IA):
Melhor alocação de recursos
Ao identificar, priorizar consistentemente as ordens de serviço mais críticas e quantificar o seu tempo de execução, a empresa consegue alocar melhor seus recursos, reduzindo custos com manutenção (uma das principais fontes de custos operacionais 10-25% do OPEX). Além disso, IA seleciona e aloca os integrantes mais capazes de executar uma determinada tarefa, evitando riscos.
Otimização de processos
A otimização de processos é uma tendência das indústrias, trazida sobretudo com a terceira (e intensificada na quarta) revolução industrial. Inicialmente o usuário deve treinar o sistema, entretanto, após essa etapa, o processo de decisão torna-se automatizado e os recursos humanos que antes ficavam alocados nessa tarefa podem ser utilizados em outras atividades.
Poder da inovação
Técnicas de IA começaram a ser usadas na área de manutenção com a manutenção preditiva. O uso de IA, porém, ainda não foi aplicado para a gestão e é cobiçado na área industrial e energética, especialmente se tratando de óleo e gás (fonte: entrevistas feitas pela MindSIM com profissionais da área).
O investimento nessa tarefa reforça uma forte mensagem ao mercado, que ainda não é digitalizado no Brasil, de busca contínua pela perfeição e segurança operacional.
Diferencial competitivo
No Brasil, a maioria das grandes indústrias consideram estar entre a segunda e terceira revolução industrial. Em um mercado competitivo, o investimento em IA para resolver problemas pode ser entendido como um diferencial para aquisição de novos contratos, por permitir a melhor avaliação dos riscos envolvidos na operação.
Escalabilidade
Produtos relacionados à IA possibilitam, normalmente, pilotos de baixo custo que podem ser facilmente replicados, sem perda de informação, já que se baseiam nos dados que são inseridos. O mesmo sistema pode ser, portanto, usado para a gestão de manutenção de diversas instalações, inclusive onshore.
COMO A MindSIM PODE AJUDAR
Criada em 2018, a MindSIM é uma empresa de tecnologia voltada para a indústria 4.0 com propósito de potencializar criatividade na indústria. Para isso nossas soluções de inteligência artificial (IA) são customizadas para cada cliente.
Nós acreditamos fortemente em criatividade e no poder que essa habilidade terá nesta revolução industrial. Esse é o motivo pelo qual todas as nossas soluções de IA ajudam os nossos usuários a gastar menos tempo com atividades repetitivas, como análise de dados, para executar tarefas criativas, como desenvolvimento de novos produtos e serviços.